Pular para o conteúdo principal
Buscar
Programa de Pós-graduação em  
Geografia Física - PPGF
Navegação principal
PROGRAMA
Histórico
Normas
Regimento
Comissão Coordenadora do Programa
Critérios de Avaliação
Bolsas
Projetos
Qualificação
Teses e Dissertações
Prêmios
Contato
DOCENTES
Corpo docente
Apoio financeiro (docentes)
Credenciamento e Recredenciamento
INGRESSO
Pós-Doutorado
Discentes de Pós-Doutorado
Editais anteriores
DISCENTES
Alunos
Alunos regulares
Matrícula
Apoio financeiro
Manual do pós-graduando
Aluno Especial
inscrições para alunos especiais-1º semestre de 2025
Resultado dos alunos especiais
Requisição de atestado de conclusão de disciplina
Alunos UNESP -UNICAMP
Atestado para conclusão de disciplina UNESP-UNICAMP
Defesas
Prazos, prorrogações e coorientação
Doutorado sanduíche
Apoio financeiro (discentes)
PAE
DISCIPLINAS
Disciplinas por linha de pesquisa
PESQUISA
Linhas de pesquisa
Laboratórios
Grupos de pesquisa
Projetos em andamento
EXTENSÃO
Eventos científicos
Projetos de extensão
AUTO AVALIAÇÃO
Relatório anual de ME e DO
IMPACTO SOCIAL
Artigos internacionais
Artigos nacionais
Internacionalização
Alunos egressos
Lista de egressos
NOTÍCIAS
Próximas defesas
Entrevistas
Vídeos
Coleta CAPES
Tutorial
Manual de funcionamento
Formulários
Avaliação quadrienal (2017-2020)
Memória
Ebook
IMPORTANTE
Importante
Prezado(a) Aluno(a),
A inscrição no Exame de Qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo Programa (verifique o prazo em sua ficha de aluno no janus).
O primeiro passo consiste na anexação da Guia de Encaminhamento da Qualificação (Sugestão de Banca),
Formulário: sugestão de banca para qualificação
, e também acessível na coluna de Acesso Rápido do site;
A inscrição só será efetuada com o aval (assinatura) do orientador(a) na sugestão da banca. Na impossibilidade de recolhimento da assinatura do orientador em tempo hábil, o orientador deverá encaminhar um e-mail à Secretaria de Pós (
coordpgf@usp.br
), declarando estar ciente e de acordo com o conteúdo da Guia de Encaminhamento da Qualificação e anexá-la no mesmo e-mail.
Caso um ou mais membros da banca solicitem a versão impressa do relatório de qualificação, o aluno será comunicado e deverá providenciar imediatamente a impressão e a entrega dos exemplares solicitados do relatório na Secretaria de Pós-Graduação do DG.
O formulário de Cadastro de Professor Externo (também disponível no item Formulários) deverá ser preenchido e anexado, caso haja sugestão de participação de docente externo à USP que ainda não esteja cadastrado no Sistema Janus (verificar junto à Secretaria de Pós);
Formulário de participante externo.
O exame deverá ser realizado no máximo 60 (sessenta) dias após a inscrição.
Caso seja reprovado no Exame de Qualificação, o aluno terá direito a refazê-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de até 120 (cento e vinte) dias contados a partir da realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa. Caso seja reprovado, o aluno(a) terá direito de refazê-lo apenas uma vez, respeitando o prazo de 60 dias, a contar da data do primeiro exame.
Documentos para inscrição na qualificação
Curso
- Selecione -
Mestrado
Doutorado
Número USP
Nome completo
E-mail
Orientador(a)
Título do trabalho
Sugestão de banca
Apenas um arquivo.
Limite de 20 MB.
Tipos permitidos: , pdf, .
22 MB limit per form.
Cadastro de Docente Externo:
Apenas um arquivo.
Limite de 20 MB.
Tipos permitidos: pdf, .
22 MB limit per form.
Relatório para a avaliação da banca
Respeite as recomendações contidas nas Normas do Programa, item Relatório do Exame de Qualificação.
Apenas um arquivo.
Limite de 20 MB.
Tipos permitidos: pdf.
22 MB limit per form.
Número de páginas
Infraestrutura
Questions
Sim
Não
Utilizará equipamento de multimídia?
Sim
Não
Algum dos membros participará por videoconferências?
Sim
Não
Qual é o resultado da soma apresentada?
11 + 4 =
Resolva este problema matemático simples e digite o resultado. Por exemplo. para 1 + 3, insira 4.