Neotectônica

Entre os dias 7 e 12 de Outubro do presente ano, o programa de Pós Graduação em Geografia Física (DG-FFLCH-USP) recebeu a visita da Profa. Dra. Paola Cianfarra (Università Degli Studi Roma Tre - Itália), que, desde 2017, é associada ao PPGF, onde ministra a disciplina “Neotectônica e Evolução do Relevo”, em parceria com o Dr. Marcos R. Pinheiro (Laboratório de Pedologia - DG-FFLCH-USP), também vinculado ao programa.

Entre 2016 e 2018, ela integrou os projetos “Evolução geomorfológico-pedológica de sopés de escarpas de cuesta no estado de São Paulo (Processo Fapesp 16/08722-3)” e “Neotectônica da região da serra de São Pedro e arredores” (Processo Fapesp 17/14791-0), ambos financiados pela Fapesp e coordenados pelo Prof. Dr. Fernando Nadal Junqueira Villela. Além de dar sequência às pesquisas destes projetos e exercer as atividades didáticas na disciplina, a docente aproveitou a visita para participar dos levantamentos de campo do projeto “Brittle Deformation and Neotectonics of the Northwestern Zone of the Metropolitan Region of São Paulo, Southeastern Brazil”, coordenado por Pinheiro e que tem Cianfarra como colaboradora.

A vinda da docente se deu no contexto do acordo de cooperação internacional firmado entre  a FFLCH (USP) e o Dipartimento di scienze - Sezione di Geologia (Roma Tre), que têm contribuído para a produção científica do PPGF, intercâmbio de conhecimento e recursos humanos entre instituições, e auxiliado no processo de internacionalização da pós graduação da universidade.